sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A FALTA DE RESPEITO COM O PROFESSOR JÁ PASSOU DE TODOS OS LIMITES ACEITÁVEIS.


O ato abusivo e inconsequente dos alunos de uma escola municipal de Rio das Ostras-RJ,  retrata bem o quanto os professores sofrem dentro de uma sala de aula. É mais um entre os diversos casos de violência contra uma classe que convive há muito tempo com desrespeito e total desvalorização da profissão. Não se pode aceitar em hipótese alguma esse fato ocorrido como isolado. Agressões físicas e verbais, através do uso de palavras de baixo calão, são "problemas recorrentes" que os magistrados enfrentam em seu cotidiano. É uma dura e triste realidade! 

Vejamos:

Se já não bastassem as agruras diárias para aqueles que trabalham em área de alto risco – até de vida –, principalmente nos grandes centros, ainda tem o dissabor de receber um salário que em nada condiz com a importância de sua profissão. Falta de respeito é pouco para tamanho descaso!

Lembro-me que no meu tempo de estudante o “respeito pelo mestre” era igual – ou até maior – ao que tínhamos pelos nossos pais. Hoje, o “respeito” é uma palavra que sumiu de nosso convívio do dia a dia. O respeito permite que as pessoas cultivem o valor da paz, numa convivência saudável em respeitar as opiniões e sugestões dos outros. Somente através do respeito é possível valorizar a qualidade do próximo.  

Ser professor é:

Antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor. Como já dizia o grande mestre Paulo Freire: “Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador, acima de tudo por que sinto amor.”


Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.

A palavra professor vem de “professar”, que, além de lecionar, significa “declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta”. É muito difícil definir numa só palavra a importância do professor para a humanidade. Um trabalho nobre, sem o devido reconhecimento em nossa sociedade.

Finalizando: punir alunos em nosso país parece coisa de outro mundo. A "proteção" ao DIMENOR infrator está formando jovens delinquentes que assustam a sociedade em todos os níveis.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário