quinta-feira, 13 de setembro de 2018

PÁGINA UM - POR JOSÉ ERASMO TOSTES


Sento-me em frente ao computador disposto a fazer mais uma crônica sobre Miracema. Fico pensando. Parece que todos os assuntos já foram por mim abordados.

Escrevi, primeiramente, sobre o Lucas Damasceno e sua fábrica de bebidas, o Quinca Lourenço, um rezador de araque. Balbino Andrade e o Formidável. Os farmacêuticos e médicos, o vigia e o amigo traído. Napoleão pedreiro, um contador de mentiras. Um poeta e suas estripulias e o sonho de minha infância na fazenda Santa Justa. O português David com seus ônibus. O Cícero Bastos e a encomenda do par de sapatos. O bilhete de loteria premiado, o juiz que bebia, o apito do trem que fazia-nos lembrar de personagens de nossa terra. Os jogadores de futebol, os hotéis, as bandas de música e os choferes de táxi. Os gerentes de bancos, os carros antigos, as trapalhadas causadas pelos defuntos. O palmiteiro contador de mentiras, a vinda dos imigrantes e o nosso Ribeirão Santo Antônio. Lembramos do tropeiro Nino Machado levando café para o Departamento Nacional do Café, que de lá, após beneficiado, seguia para a estação da Leopoldina. As enchentes e os inesquecíveis carnavais com personagens como o Zé Faca e muitos outros carnavalescos. Os bares tradicionais com jogadores de sinuca, o Colégio Miracemense e seus professores, os políticos e os emancipacionistas. Os moradores da minha rua e a Voz do Silêncio, estampada na primeira página. Os alfaiates e os sapateiros. A exposição e o Ano Novo. Como economizar e as coisas simples da vida.

Precisaria de mais espaço para escrever tudo que a minha coluna vinha fazendo no PÁGINA UM nestes quatro anos ou mais com o título acima, jornal esse que suas colunas estão paradas por alguns meses, mas todo guerreiro, às vezes, precisa de um descanso para voltar com mais vitalidade, com mais pujança, para a alegria dos seus leitores, que no momento estão sentindo a sua falta, assim também como os cronistas.

O PÁGINA UM, com sua paralisação, fez com que nossa cidade perdesse mais um veículo de informação, principalmente esse jornal que prima por sua seriedade e boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário