domingo, 10 de outubro de 2021

RENATO MERCANTE: CALOU-SE UMA VOZ INCONFUNDÍVEL...

 


José Renato Martins Mercante nasceu em Miracema-RJ, em 18 de julho de 1956. A sua morte, ocorrida em 11 de outubro de 2017, na cidade vizinha de Itaperuna, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico, deixou uma lacuna na imprensa miracemense e de toda a região.

 

Renato foi um jornalista de excelência e grande comunicador do rádio e televisão, de uma voz inconfundível. Um mestre de cerimônia de alto nível, que conduzia os eventos de maneira assertiva, garantindo a atenção do público com uma linguagem dinâmica. Sempre demonstrou competência naquilo que se propunha a fazer. Um nome que marcou época na comunicação. Acrescenta-se a isso o seu lado de compositor e poeta.

 

Filho de Rosário Mercante e Irene Martins Mercante, Renato era o primogênito de uma família de quatro irmãos: Larry, Fábio e Gustavo, sendo que os dois últimos já faleceram, em 2016 e 2017, respectivamente. Casado com a capixaba e professora Cintia Lara Ribeiro Mercante, Renato deixou três filhas: Camila (turismóloga); Larissa (jornalista); Marcela (pedagoga) e netos.

 

Formando em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela faculdade Hélio Alonso, em Niterói-RJ, foi um dos fundadores da Rádio Princesinha do Norte (inaugurada em 23 de dezembro de 1982) e do jornal “O Tempo”, ambos em Miracema. Foi secretário de imprensa da prefeitura de Araruama, diretor de comunicação da prefeitura de Miracema, na gestão de Ivany Samel no período 2008/2012, editor do jornal “Folha da Manhã”, de Campos dos Goytacazes, correspondente do Jornal do Brasil e por cerca de três décadas, foi uma das vozes de apuração eleitoral na Rádio Muriaé e presidente da Associação Comercial de Miracema, entre outras atividades.

 

Nota: com informação do jornalista Carlos Ferreira e acréscimos.

 

2 comentários:

  1. Obrigada Tadeu pelo carinho com o meu pai. Fica uma saudade imensa, mas a certeza de dever cumprido.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente Renato mercante deixou um legado maravilhoso e extraordinário, não o conheci pessoalmente, carrego comigo um sentimento por isso, falamos poucas vezes por telefone, pessoas boas deixam marcas nos corações,,, abraços primo onde vc estiver

    ResponderExcluir