sábado, 31 de dezembro de 2016

LEANDRO PEIXE FRITO: UM CRAQUE ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA


José Leandro Souza Ferreira nasceu em Cabo Frio-RJ, em 17 de março de 1959. Lateral-direito de muitos recursos técnicos, visão de jogo, habilidade, eficiência tanto defendendo quanto atacando. Passou a atuar depois como zagueiro, demonstrando a mesma categoria e classe. Com toda certeza ele faz parte do seleto grupo dos grandes jogadores em sua posição na história do futebol brasileiro e mundial.

Sua carreira no futebol foi totalmente dedicada ao Flamengo. Em qualquer “time dos sonhos” do torcedor rubro-negro, Leandro “Peixe Frito” se faz presente. Foram 415 jogos e 14 gols marcados. Foi campeão carioca em 1978/79/79-especial/81/86, do brasileiro em 1980/82/83/87, e da Taça Libertadores e do Mundial Interclubes em 1981.

Em 1986, abandonou a seleção no momento de embarcar para o Mundial do México, solidário ao amigo Renato Gaúcho, que fora cortado pelo técnico Telê Santana. Participou da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Pela Seleção foram 27 jogos e 2 gols marcados, sendo todos oficiais.  

Parou cedo, aos 31 anos, porque sofria do “mal de caubói” – pernas arqueadas. Leandro foi diagnosticado com uma artrose no joelho, em 1985. Mesmo assim, jogou por mais cinco anos. Cada partida era um suplício para ele no final da carreira. Leandro ainda jogou na zaga central, mas concluiu que era melhor parar deixando uma boa impressão. Quem vivenciou essa época sabe o quanto ele lutou e sofreu com infiltrações para entrar em campo – quando seu problema já era crônico –, e o impedia de fazer o que mais gostava: jogar futebol e defender as cores do seu time do coração.  

Atualmente reside em sua cidade natal, Cabo Frio, administrando sua pousada e curtindo merecida aposentadoria. 

9 comentários:

  1. Simples assim, o mais habilidoso jogador de futebol que vi jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não se faz jogador como antigamente. Esse brincava de jogar bola.

      Excluir
  2. ESSE MERECE TODO O RESPEITO DO TORCEDOR RUBRO-NEGRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Duarte, vou ser obrigado a descordar de você. O Leandro merece o respeito de todos os torcedores brasileiros, inclusive o meu, que sou Vascaíno. Um grande abraço!!!!

      Excluir
  3. Um dos maiores craques da lateral. Tive o prazer de conhece lo. Sucesso na sua pousada.




    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores que eu vi jogar, era craque acima da media

    ResponderExcluir
  5. Que jogador maravilhoso. Sabia muito de bola. Habilidade excepcional. Fazia o que queria com a bola. Jogador ambidestro e polivalente. 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Um monstro. O maior latera direito da história do futebol mundial.

    ResponderExcluir
  7. Um fora de série íntegro família e um caráter blindado,educado como poucos,parabéns.

    ResponderExcluir