A Coca-Cola, a PepsiCo e a Ambev (fabricante do Guaraná Antártica,
Soda e Sukita) anunciaram nesta semana que vão deixar de vender
refrigerantes para escolas com alunos de até 12 anos de idade.
Segundo as três empresas, os refrigerantes devem parar de ser vendidos
nas escolas a partir de agosto.
Em lugar da bebida, serão vendidos nas cantinas escolares apenas água
mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a
critérios nutricionais específicos. Novos produtos lançados pelas empresas
poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.
A iniciativa, de acordo com as empresas, tem o objetivo de combater a
obesidade infantil. As fabricantes justificam que, no momento do recreio, os
alunos vão à cantina da escola sem orientação ou a companhia de responsáveis e
podem acabar consumindo açúcares em excesso.
"Crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente
para tomar decisões de consumo", informaram em nota.
A política valerá para as cantinas que compram diretamente das
fabricantes e de seus distribuidores. As empresas também pretendem fazer ações
de sensibilização para que supermercados, atacados e outros estabelecimentos
não vendam suas marcas de refrigerante para as escolas.
Leia a íntegra do
comunicado das empresas:
"A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e
as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir
de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o
portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A
principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12
anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco
com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios
nutricionais específicos. O novo portfólio tem como referência diretrizes de
associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas
poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.
No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a
orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos
ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Coca-Cola
Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou
responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais
adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a
nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.
A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com
especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e
instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as
cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em
relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda
(supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de
sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se
unir à iniciativa."
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