terça-feira, 23 de agosto de 2016

MARATONISTAS INUSITADOS - POR BEBETO ALVIM


-- Eles estão vindos. Vamos pegá-los.
-- Ainda não! Deixem eles chegarem mais perto.
-- Mas, Doutor...
-- Eu já disse: vamos esperar. A surpresa é uma arma sempre poderosa.
-- E se eles...
-- Quieto. Eles estão chegando.

Cinco minutos atrás (como nos bons filmes de suspense):
Às portas fechadas do bar do Vavate, após várias inúteis partidas de sinuca e doses sempre úteis de destiladas, era possível, ainda, ouvir o vozerio dos profissionais pinguços de Miracema, liderados pelo Duduca do Alberto Richa e César do Erotides:
-- Quem topa?
-- Quanto vale?
-- Um litro de “Maravilhosa”. Ou de “Guarda-chuva de Pobre”.
-- Confere.

Roupas dobradas nas soleiras do já sonolento bar, eles, todos (oito), desnudos, estavam a apostar corrida pela rua até o Jardim e voltar ao ponto onde se encontravam.
Lá se foram eles. Algumas coisas balançavam. Às duas horas da madrugada, entretanto, a Rua Direita já dormia e ninguém testemunhava.

E voltaram.
Só que na volta...
Acabaram-se os cinco minutos atrás (como nos bons filmes de suspense):
-- Doutor...
--Cale-se! Eles já estão em nossas mãos. Prenda-os.
-- Doutor Expedito, nada fizemos de mal. Estávamos até a praticar uma atividade física.
-- Vão praticá-la melhor na Delegacia. Pessoal: leve-os.
-- Doutor, e nossas roupas?
-- Ora, se vocês delas se abdicaram para a corrida é porque delas não precisam. Vão do jeito que estão.

E lá vai indo a procissão. Sem círio e sem ladainha. O Delegado à frente, um batalhão de pelados (sem saber onde botar a mão) e alguns fardados soldados a carregar as trouxas (de roupas) dos infelizes “maratonistas”.

Ao curvar o final da Rua Direita (que se dá lá pela rodoviária) para a Irineu Sodré, a mente maquiavélica do cachaça está a meditar: “o que vou fazer – preciso bolar alguma coisa, pois, passar a noite enjaulado é o que eu não quero”.

A dez metros da Delegacia, o César Linhares “voa” sobre o balaústre da ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio e, das águas, naqueles tempos ainda profusas, desafia o Doutor, que vocifera: “Primo, você não pode fazer isso comigo!” Ao que responde o suposto (mas nem tanto) suicida: “Se você é meu primo, por que me está a me prender?” 

O Delegado, já destemperado, determina: “Saiam das minhas vistas e nem pensem em entrar na minha Delegacia. Vocês serão capazes de aprontar alguma pior e complicar minha vida. Pessoal! Devolvam as roupas desses loucos e mande-nos embora. Já!" 







Um comentário:

  1. Sensacional! Não consigo parar de rir. Como é bom relembrar esses causos antigos de Miracema. Parabéns, Tadeu, por nos proporcionar esses momentos em seu blog. José Carlos Gonçalves.

    ResponderExcluir