sexta-feira, 12 de agosto de 2016

OLHOS E CORDAS MUSICAIS - POR BEBETO ALVIM


No final da Rua Direita (que se dá lá pela Rodoviária), após o pórtico que restou da Fábrica de Tecidos, ainda pode-se ver construções que, no passado, eram galpões que serviam de depósitos à Estação Ferroviária para o que ia ser embarcado nos trens (café, mais tarde, arroz, etc.). Armazenavam também tambores de inflamáveis até que terrível incêndio os projetou aos ares em todas as direções; felizmente, a maioria foi ter no Ribeirão Santo Antônio (pena dele!).

Após a desativação das ferrovias pelo governo JK, os galpões tornaram-se imprestáveis a tal propósito, vindo a servir a outras finalidades.

E uma delas foi gratificante para os jovens emergentes da década de sessenta. Os não tão exigentes ao elitismo. De carteirinha com a inscrição “permanente”, eu tinha acesso aos bailes que angariavam fundos para os desfiles das escolas de samba do Calil e do Jair Polaca.

No Jair: O Gil, que foi bamba na tuba da Banda Sete, já com quase oitenta anos ainda fazia uns “graves”, só que, agora, num contrabaixo elétrico (sempre de paletó, sem gravata, chapéu de feltro e olhos fechados, já que tinha ficado cego). O Romilto(n?) era fantástico, pois era o melhor, exercia um fascínio na guitarra elétrica (dava “nervoso” vê-lo, pois tinha um problema nos olhos que balouçavam de um lado para outro à medida que seus dedos dançavam freneticamente sobre as cordas – também tinha um problema nas pernas, por acidente). O “Farofinha” (desculpe, perdi o nome) era um virtuose no violão; sempre acompanhou os seresteiros da cidade (só que era estrábico – nunca se sabia para onde estava olhando).

No Calil: O Zé Viana, com o seu incrível trompete. O Waldemar no ritmo da bateria (também o fazia na Banda Sete). E o Lula Pimenta, que também ficou cego.

Empolguei-me com todos eles e, em 1968, montei o conjunto “The Mirashines”, que mudou para “Módulo 5”; o Hélio Nascimento (do Marcellino) o assumiu e alterou para “Hélio e seu Conjunto”. Depois, me afastei: só sei que nesse “movimento”, ninguém teve problemas de “olhos”.

A não ser que, hoje, não consigamos ter olhos para ver os outros “eternos(?)” olhos: os paralelepípedos, que presenciaram, infelizmente , o atropelamento e a morte do “Farofinha”, na curva do rinque. 





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