terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

BLOG ALMANAQUE (1961/1964) - BOTAFOGO: O GLORIOSO BASE DA SELEÇÃO


Na fase mais gloriosa do futebol brasileiro, o Santos de Pelé só tinha um adversário à altura: o Botafogo de Garrincha. E era um timaço! Tanto que foi a base da seleção bicampeã do mundo no Chile com cinco jogadores em campo: Nílton Santos, Didi, Amarildo, Zagalo e Garrincha.  
Craques que fizeram do Glorioso bicampeão carioca em 1961 e 1962 e campeão do Torneio Rio-São Paulo nos anos de 1962 e 1964. No exterior, não era diferente. O time venceu torneios na Europa e nas Américas do Sul e do Norte.  
Mas a história vitoriosa do esquadrão alvinegro começou com a firme determinação de torcedores históricos como o jornalista e técnico João Saldanha, para quem o Botafogo precisava de grandes craques. Eles vieram e com eles as maiores glórias que o clube já conquistou. Quem, afinal, enfrentaria tranquilo um time com Manga; Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Aírton e Didi; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo?
Os gênios alvinegros mal haviam deixado os gramados e uma nova geração de craques já assumia seus postos para garantir ao Botafogo mais glórias.  Surgiram Gérson, Jairzinho e Paulo César Lima. Com eles o Glorioso conquistou novamente o Torneiro Rio-São Paulo (1966), o bicampeonato carioca (1967/68) e a cobiçada Taça Brasil (1968). O time base era Manga; Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César.

5 comentários:

  1. Esse ultimo Botafogo citado, foi um dos 5 melhores times que vi jogar, juntamente com o Cruzeiro e Santos da mesma época o Fluminense de 76 e o Flamengo de 81. Ainda tivemos a Academia de 72 e 73, mas falando do Botafogo, esse time me fazia raiva, perdíamos todas, minha primeira vitória sobre eles foi em 69 quando Doval e Arilson fizeram os gols e P.C.Lima descontou para o alvinegro. ESSE FOI O FAMOSO JOGO DO URUBU, e que durante a semana que antecedeu ao clássico a torcida do Flamengo fez uma paródia de um samba enredo do Salgueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só timaço! Paulo César Lima, esse também merece uma crônica. Jogou muito! rsss

      Excluir
  2. Detalhe Jairzinho era camisa 10 e não 7 como afirmou Luis Roberto da Globo durante a transmissão da Libertadores.

    ResponderExcluir
  3. verdade jairzinho era numero 10,,porque o botafogo tinhas rogerio um magnifico ponta direita,,,,na copa do mundo de 1970,jairzinho foi como reservas de rogerio,,porem rogerio se lesionou,,,,ai jairzinho foi deslocado,para o luhgar de rogerio,,y acabou o jair foi artilheiro nosso,,todo jogo ele marcou,goals,,rogerio foi como convidado,y viu tudo,,,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Edson. Lembro de amistoso antes da Copa contra o Paraguai, Rogério estava voando, era um bailarino na ponta direita, o Maracanã vinha abaixo com suas jogadas em num ataque brasileiro, Pelé não lhe passou a bola, estava livre para marcar o gol e o Rei tentou a finalização, foi uma vaia gigantesca, eu mesmo vaiei no NEGÃO, mas eu acho que Jair entrou na ponta num amistoso contra Austria também no Maracanã em que Dario jogou.

      Excluir