terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

BLOG ALMANAQUE (1978/1983) - FLAMENGO: DO MARACANÃ PARA O MUNDO

Em cada posição, um craque.  Esta foi a receita que levou o Flamengo a se tornar o melhor time que o Brasil viu jogar na virada dos anos 70. Foram quatro Campeonatos Cariocas (1978, 1979, o Especial de 1979 e 1981), três Brasileiros (1980, 1982 e 1983), uma Libertadores da América (1981) e um Mundial Interclubes (1981).  
A construção do time começou pelas mãos do saudoso técnico Cláudio Coutinho. O rubro-negro contava com Zico, o maior craque brasileiro de então, o zagueirão Rondinelli e o polivalente Júnior.  Depois surgiu Leandro, Andrade, Adílio, Mozer, entre outros, oriundos das divisões de base. Mas o clube não descuidou das contratações. A mais frutífera foi a do atacante Nunes, o “artilheiro das decisões”. Nessa época, o lema “Craque, o Flamengo faz em casa”, era autêntico e formava muitos jogadores.
Das inúmeras vitórias e conquistas vencidas pelo Flamengo, duas marcaram: sobre o violento Cobreloa, do Chile, na decisão da Taça Libertadores (2 a 0); e sobre o Liverpool, da Inglaterra, 3 a 0 na decisão do Mundial Interclubes. O time base: Raul, Leandro, Mozer, Marinho (Figueiredo) e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
Voltando um pouco no tempo, o esquadrão que deu o primeiro tricampeonato carioca ao Flamengo (1942/43/44) reunia o que de melhor o futebol brasileiro havia produzido até então.  Na zaga, a técnica de Domingos da Guia; no meio-campo imperava o jogador mais completo antes do surgimento de Pelé, Zizinho; e no ataque havia Leônidas da Silva.
Durante os três anos da campanha, Leônidas e Domingos dariam lugar a Silvio Pirillo e Quirino. Mas nada que pudesse atrapalhar a conquista do tricampeonato. Confira o timaço: Jurandir; Domingos da Guia (Quirino) e Nílton; Biguá, Bria e Jaime; Valido, Zizinho, Leônidas (Pirillo), Perácio e Vevé.  




4 comentários:

  1. Nao me causou nenhuma supresa seu qualificado e verdadeiro texto mas se pudesse eu edita-lo o primeiro paragrafo seria o ultimo, portanto a frase final seria....uma Libertadores da América(1981) e um Mundial Interclubes(1981).
    #Sacaram o recado do Tadeu#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu único "recado" e passar a informação com total isenção. O blog não veste camisa. rsss

      Excluir
  2. Faltou a foto do Baroninho e do Peu.Time bom é assim.....

    ResponderExcluir
  3. As entre linhas.....Mundial Interclubes...gostei

    ResponderExcluir