quarta-feira, 25 de maio de 2022

WASHINGTON: O TRISTE FIM DE UM ÍDOLO DO TRICOLOR CARIOCA E DO RUBRO-NEGRO PARANAENSE

 

WASHINGTON César dos Santos nasceu em Valença-BA, em 03 de janeiro de 1960. Atacante grandalhão, de movimentos lentos, boa técnica e muito oportunista. Colocava-se bem dentro da área e a ótima impulsão era uma de suas “armas” para suplantar o sistema defensivo adversário. A sua melhor fase foi no Fluminense, formando uma dupla perfeita com Assis, chamada de “Casal 20”. No Atlético Paranaense eles também fizeram muito sucesso.




Começou nas categorias de base do Galícia-BA – lançado pelo técnico Aymoré Moreira, em 1980 –, e jogou por Corinthians – 17 jogos e 4 gols, Operário (MS), Internacional (campeão gaúcho em 1981), Atlético (campeão paranaense em 1982), Fluminense – 303 jogos e 120 gols (tricampeão carioca em 1983/84 e 85, e campeão brasileiro em 1984), Guarani (SP), Botafogo (campeão carioca em 1990), União São João (SP), Desportiva (campeão capixaba em 1992), Santa Cruz (campeão pernambucano em 1993), Filgueiras/Portugal, Fortaleza, Foz do Iguaçu (PR), Batel (PR) e Guarapuava (PR). Pela Seleção foram 5 jogos e 2 gols, sendo 4 oficiais e 1 gol.




Após encerrar a carreira, Washington fixou residência em Curitiba e foi na capital paranaense que, aos 54 anos, foi encontrado morto em sua casa na manhã de 25 de maio de 2014. O ex-atacante sofria de uma doença rara, a esclerose lateral amiotrófica, que vai degenerando o corpo gradativamente.

5 comentários:

  1. Muitos craques ex-atletas ficam a mercê da sorte, ou então tenham juntado muita grana para sobreviver dignamente..

    ResponderExcluir
  2. Um atacante de técnica que desde cedo chamava atenção. Ídolo que faleceu muito jovem

    ResponderExcluir
  3. No Santa Cruz ele arrebentou foi artilheiro

    ResponderExcluir
  4. Quem morreu de esclerose lateral amiotrófica foi o Washington, o Assis faleceu de complicações causadas pelo diabetes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que informei no último parágrafo. A foto dele com Assis foi ilustrativa.

      Excluir