quinta-feira, 1 de outubro de 2020

PELÉ: MEU PERSONAGEM DO ANO (1958) – POR NELSON RODRIGUES

 


Amigos, o meu personagem do ano tem de ser um jogador do escrete que levantou o campeonato do mundo. Mas é um problema catar, num time invicto, imbatível, um jogador que seja, exatamente, o símbolo pessoal e humano desse time e desse escreve. E, logo, um nome me ocorre, de uma maneira irresistível e fatal: - Pelé. Olhem Pelé, examinem suas fotografias e caiam das nuvens. É, de fato, um menino, um garoto. Se quisesse entrar num filme de Brigitte Bardot seria barrado, seria barrado, enxotado. Mas reparem: - é um gênio indubitável. Digo e repito: - gênio. Pelé podia virar-se para Miguel Ângelo, Homero ou Dante e cumprimentá-los, com intima efusão: - "Como vai, colega?" De fato, assim como Miguel Ângelo é o Pelé da pintura, da escultura, Pelé, é o Miguel Ângelo da bola. Um e outro podem achar graça de nós, medíocres, que não somos gênios de coisa nenhuma, nem de cuspe à distância. E que coisa confortável para nós, brasileiros, saber que temos um patrício assim genial e assim garoto! Vejam: -17 anos! Na idade em que o pobre ser humano anda quebrando vidraça, ou jogando bola de gude, ou raspando perna de passarinho a canivete, Pelé toma-se campeão do mundo. Estava lá um rei, Gustavo da Suécia. E viu-se, então, essa coisa que estaria a exigir um verso de Camões: - o Rei desceu do seu trono e foi cumprimentar, foi apertar a mão do menino Pelé. Então, pergunto: - que experiência real teria o menino de cor? Havia de conhecer, no máximo, rei de baralho ou o "Rei Patusco" do "gibi". Gustavo foi o primeiro rei autêntico que lhe mostrou os dentes num soberano sorriso.

 

Eu sei que, na recepção ao escrete, houve quem rosnasse por aqui: - "Estão exagerando! Já é demais!” Está claro que não era demais, era de menos. Mas o brasileiro é assim mesmo. Em 50, quase houve um suicídio nacional quando não fomos campeões do mundo. Éramos, todos nós, brasileiros, uma nação que quase toma formicida. Pois bem: - e em 58, ao conquistarmos o titulo, eis que houve, aqui, um hábito instantâneo á glória jamais imaginada. O nosso pileque cívico durou até o desembarque. Já no dia seguinte, porém, havia os descontentes, os fartos, os saturados. Um conhecido meu que veio protestar - "Pelé não pode ser craque! Com 17 anos, ninguém pode ser craque!” Na minha cólera, tive vontade de subir pelas paredes como uma lagartixa profissional. Mas o meu consolo foi que, ao mesmo tempo, saia no "Paris-Match", que é uma revista mundial, uma vasta, erudita e compacta reportagem sobre Pelé. Lá vinha escrito: - Pelé. “Rei do Brasil”. Enquanto, aqui, o brasileiro achava exagerado o próprio entusiasmo, uma revista parisiense punha o garoto brasileiro nas nuvens. Direi mais: - "Paris-Match” comportava-se diante de Pelé com a histeria de uma macaca de auditório. Mas o que impressionou, na reportagem, foi a mentira que a entupia, de cabo a rabo. Nunca se mentiu tanto em seis páginas de revista! O repórter escrevia, por exemplo, que na sua euforia ululante, o Brasil dera o nome de Pelé a ruas, praças e obeliscos.

 

Então, eu concluí que, apesar de todo o seu passionalismo, a imprensa brasileira ainda é das mais sóbrias e das mais contidas. Aqui, nenhum jornal, nenhuma revista, teria o descaro de inventar reis, de inventar fantásticas homenagens nacionais. Não que Pelé e, de resto, todo o escrete não as merecessem. Por meu gosto, confesso: - eu teria enfiado no peito de Pelé a própria "Legião de Honra". Mas é que o brasileiro não é disso. Sim. Amigos: - o brasileiro reage ao bem que lhe fazem com uma gratidão amarga e quase ressentida. Que fez o escrete? Deu-nos a maior alegria de nossa vida. Tornou qualquer vira-lata em campeão do mundo. Mas a nossa gratidão logo secou como uma bica da Zona Sul. Tratamos de esquecer a jornada estupenda. Mas eu vos digo: - "esquecer” não é bem o termo. Ou por outra: - o brasileiro pode "esquecer” da boca paia fora. Mas na verdade um Pelé é inesquecível. Insisto: - apesar de toda a nossa ingratidão, Pelé é imortal. E por isso, porque ninguém pode enxotá-lo da nossa memória, eu o promovo a meu personagem do ano.

 

Nota: texto publicado no Anuário de Ouro 1958/59 da revista Manchete Esportiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário