sábado, 24 de março de 2018

O ALGOZ (JOHAN CRUIJFF) – POR YUSSEF SEFINHO


Nota: Yussef Sefinho é meu conterrâneo e um flamenguista apaixonado, frequentador assíduo dos bons tempos do velho Maracanã e profundo conhecedor do futebol.
Em 1974 não tínhamos a internet, as TVs não mostravam os campeonatos europeus, se não me falha a memória, as transmissões europeias começam na Rede Bandeirantes nas manhãs de domingo e a partir da ida de Falcão para o Roma. Os jornais traziam na maioria das vezes apenas os resultados e as classificações nas edições de segunda-feira. Recordo-me de ouvir o Panorama Esportivo nas noites da Rádio Globo e sempre um locutor com sotaque forte lusitano nos informava sobre um ou outro jogador, e através dele tomei conhecimento de um time holandês com um nome de detergente e que nele jogava um cara de nome muito complicado parecendo muito mais com musico clássico e que logo se tornaria pra mim o sujeito mais antipático, desagradável e inoportuno do mundo do futebol.
Veio a copa de 1974 e fomos nós pra lá com um time que tinha o Mirandinha como centro avante, chega ou querem mais? Se mais, tinha o Valdomiro na ponta direita, Paulo Cesar Lima e Jairzinho já negociados com o futebol francês, enquanto a maior revelação de nosso futebol dos anos 70, aos 22 anos, em plena forma física e técnica ficou no Brasil como eu, vendo os jogos pela primeira vez em cores pela TV. Zico “poderia” ter sido o cara naquela copa, mas nem foi, e o cara da copa foi o holandês que escolheu o nº 14, esquisito pra época, e jogou num time bagunçado, que o lateral direito era ponta esquerda, que o centro avante jogava também de quarto zagueiro e que os meias eram goleiro e laterais e que nos derrotou por 2 x 0 e no final do jogo em entrevista nosso técnico disse ter sido “surpreendido” pelos laranjas, IMAGINEM EU (?), desde então passei a ficar com raiva desse holandês e seus coleguinhas, como brasileiro, estava de “CHUTEIRAS” como dizia o Nelson Rodrigues e perdoei o “Velho Lobo”. 
Os anos se passaram e o holandês sai do Ajax prP Barcelona e transformou não só o time, mas o clube e acabou ajudando a transformar o futebol no mundo, todos queriam atacar e defender, e me recordo de uma comparação (é certo que fraca) feito por uma amigo naqueles idos anos 70, dizendo que o primeiro a jogar de forma parecida como o holandês aqui no Brasil foi o Zenon ainda no Guarani, e tinha uma certa lógica em sua comparação. Mas eu a cada dia, a cada notícia ou a cada reportagem sobre o cara, mais eu o desprezava.
Veio a copa de 78 e o cara não apareceu, não quis ir, deu uma de Pelé(?!), só que o Rei podia ter feito o que fez, ele não, nem bobo da corte era na minha cega opinião. Meu ídolo maior não foi bem na copa de 78, continuou sendo “o” ídolo, e veio a de 82 e encantamos o mundo, mesmo contra a vontade do Categoria, e o cara da camisa 14 também não apareceu, já tinha uns 34 anos, porém fez escola e por lá apareceram diversos postulantes a melhores do mundo, como Van Basten e Gullit, e quase foram. Mas eu continuava desprezando o cara.
Aos 68 anos o cara saiu de cena, o cara, o da camisa 14, de gols e passes lindos, injustiçado na Alemanha 74, idolatrado por todos do mundo do futebol, o cara que ofuscou meu ídolo, meu algoz, mas genial e imortal Johan Cruijff. Desculpe-me, mas foi por ciúme.
Nota do blog: o "locutor com sotaque forte lusitano" que foi citado no primeiro parágrafo, é o jornalista esportivo Jaime Luís. 




2 comentários:

  1. Em 74 Zico nem foi cogitado pra ser convocado pra copa da Alemanha, sem falar que só se firmou como titular no Flamengo no segundo semestre de 1974. Na minha opinião, Zagalo foi o maior responsável pela campanha pífia no mundial da Alemanha, cortanto Carlos Alberto Torres e Félix, de maneira precipitada, no começo da preparação e ao invés de resguardar Clodoaldo, colocou num amistoso desnecessário, onde acabou sendo cortado por contusão. Sem falar que errou em insistir com Jairzinho de centroavante e em manter o pífio PC Caju, como também deixou Ademir da Guia praticamente a copa inteira fora do time titular.

    ResponderExcluir
  2. Ja em 1973 Zico ja se destava no time comandado por Zagalo no Flamengo mesmo sem aer titular, asaim como sabiamos que Neymar deveria ter ido a copa da Africa do Sul.

    ResponderExcluir