sexta-feira, 23 de março de 2018

HEI DE TORCER!!! – POR MARCOS SABINO

América de 1974
Em pé: Orlando, Geraldo, Rogério, Alex, Ivo e Álvaro;
agachados: Flecha, Bráulio, Luizinho, Edu e Gilson Nunes. 

Nota: Marcos Sabino é cantor, instrumentista, compositor e produtor musical.  
O time que resolvi torcer desde menino caiu pela terceira vez pra segunda divisão do Campeonato carioca, estou falando do América Futebol Clube.
Resolvi torcer pelo América ainda muito pequeno sem nenhuma explicação, simplesmente resolvi, mesmo sendo meu pai torcedor e até conselheiro do Vasco da Gama, clube que por muitas vezes junto ao meu velho vi jogar na tribuna de honra de São Januário e mesmo tendo esse exemplo de amor ao Vasco da Gama e influência que meu velho exercia sobre mim, escolhi o América.
Meu pai como um homem muito liberal nunca me dirigiu nenhum tipo de repudio por essa decisão, talvez por ser naquele tempo o América o segundo clube de todo carioca, mas para mim ele sempre foi o primeiro!
Vi ao lado de amigos de infância o América ser campeão da Taça Guanabara de 1974, por ironia do destino me tornei amigo de Carlos e Luiz os gêmeos que eram mascotes do America (no Youtube existe muitos vídeos da década de 70 com eles entrando a frente do time) eles moravam em Icaraí e tínhamos um time chamado América Junior Futebol de Praia, que era patrocinado pelo pai deles, seu Afonso, americano dos bons. Eles tinham outro irmão, o Afonso, que era vascaíno e são os donos de um bar no Ingá, na Rua Nilo Peçanha, que tem um pastel delicioso e é claro uma foto dos tempos áureos do América.
Quantos domingos sofremos vendo nosso América jogar contra os grandes de hoje, pois, naquela época o América era igualmente grande e com o peso de sua tradição jorrando pela sua camisa rubra. Quantos Ídolos! Edu, Antunes, Flecha, Ivo, Bráulio, Luisinho, Alex, Orlando, era um timaço! E nessa época quando o América perdia sua torcida fiel e apaixonada saía cheia de orgulho, gritando Sangueeeeeeee pelas rampas do Maracanã. Nós os torcedores fanáticos do América aprendemos que a derrota ou a vitoria não importava, e sim o amor ao América do Rio de Janeiro, da Tijuca, da Rua Campos Salles do Andaraí, esse era o América, ERA do verbo foi um dia!
Uma vez encontrei com o Tim Maia nos bastidores do Chacrinha e perguntei pra ele ... Tim vc é América mesmo? Ele me disse sou sim, mas às vezes ser América é foda!! E o Tim estava certo, é foda!!!
O América caiu pela terceira vez pra serie B do Campeonato Carioca depois de uma volta a 1ª divisão sendo o segundo colocado com uma campanha ridícula e um time de 10000 categoria. Já vi ser expulso sem explicações da elite do futebol brasileiro, mesmo depois de ser o terceiro colocado do campeonato brasileiro de 1986, mas isso acontecia com o América e nunca foi explicado o porquê dessa agressão com um clube tão tradicional e importante do nosso futebol.
Em todas as caídas do América eu pensei... bom, vai ser campeão e nunca mais vai voltar pra série B. Fui até com meu filho, o Felipe, que resolveu seguir meus passos e torcer pro América ver o time disputar a decisão do campeonato da serie B quando Romário, fingindo ser América jogou uns 10 minutos no segundo tempo pra homenagear o seu pai, e vimos ali o América ganhar do Cabofriense e voltar pra elite do carioca. No ano seguinte o América caiu outra vez ficando em último lugar e agora outra vez, e isso me fez pensar uma coisa... Meu coração vai bater mais forte ao ouvir esse nome, mas não da pra ficar assim, afinal sou avô agora e quero contar essa história pra minha netinha e pros que virão com um final feliz, e resolvi a partir de hoje despejar minhas energias ao Canto do Rio Futebol Clube, clube que foi importantíssimo em décadas passadas e que agora acende uma chama de nova vida tentando se reerguer e isso vai ser mais bonito e divertido do que ficar vendo esses dirigentes sem nenhum amor pelo América a acabar de vez com esse patrimônio do Rio de Janeiro.
Digo dirigentes sim! Muitos clubes menores que o América estão ai, o Madureira, o Boavista, o Macaé, Resende, Goytacaz e tantos outros e o América só faz inundar os olhos de seus torcedores apaixonados com lágrimas de desesperança por tempos melhores. Tenho certeza que esse é o sentimento de muitos torcedores que como eu, despejaram por toda uma vida um amor sem limites e sem interesses por esse clube de futebol.
Meu querido América, assino hoje com vc uma separação que é dolorosa mais necessária, já tirei todas suas fotos e escudos do alcance de meus olhos, não estou trocando de clube e sim querendo ter alegrias e boas vibrações, as vitórias são consequências disso, se não vierem tudo bem, mas que haja amor e respeito por torcedores.
Sendo assim, decidi por uma causa justa torcer e acompanhar o clube que representa minha cidade que tanto amo, Niterói, e por um Clube que também faz parte de minha história, meu avo era o dono do Bar Dalila que ficava na esquina da Rua João Pessoa com Paulo Cesar, no Largo do Marrão, e ali era o point dos amantes do futebol da cidade nos bons tempos do Estádio Caio Martins, e muitos craques do Canto do Rio da época iam tomar uma boa cerveja preta com os bolinhos de bacalhau da minha saudosa avó Ignez, depois dos jogos no Dalila que tinha até um time com o mesmo nome. Dessa forma sou Canto do Rio desde criancinha e América na memória afetiva, assim fica mais tranquilo.



2 comentários:

  1. Como quase todos mortais, meu segundo time ainda é o América FC, talvez a única exceção seja o Adilson Dutra(rsss), compartilho de sua dor mas não deixarei o grito de sangue numa memória afetiva, hei de torcer até morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tive muita simpatia pelo América. Gostaria muito de ver o América e o Bangu incomodando os grandes novamente.

      Excluir