segunda-feira, 6 de junho de 2016

ENTREVISTA COM O MIRACEMENSE JOÃO VICTOR, O VITINHO DO FRIBURGUENSE

Data de nascimento?
- Antes de tudo, gostaria de agradecer por esse espaço. É muito bom para as pessoas poderem conhecer um pouco da minha vida e carreira. Quero dizer que tenho acompanhado o seu blog e é uma honra estar participando do bate-papo. Nasci em 13/08/1992.
Você ainda está sob contrato com o Friburguense?
- Tenho contrato até o dia 30 de junho desse ano com o Friburguense. Recebi algumas propostas e estou tentando chegar num bom senso com todas as partes, pois, sou muito grato ao clube que muito me ajudou no crescimento de minha carreira. Espero poder resolver meu futuro antes do término do meu contrato.   
Depois de uma campanha até razoável na 1ª fase do carioca, qual foi o fator predominante para a queda de rendimento do time que culminou com o rebaixamento?
- Ficamos muito decepcionados por não termos classificados para a segunda fase por um ponto, e com todas as circunstâncias que foi o jogo contra o Fluminense, sofrendo um gol no finalzinho, e acabamos entrando devagar na segunda fase. Já começamos perdendo um jogo em casa pro Tigres e demoramos a entender e jogar de acordo com a segunda fase. Os adversários vinham fechados e dando chutões, e o nosso time era mais técnico. A perda de jogadores importantes para a segunda fase, principalmente o Rômulo – que foi pra Suécia –, e era peça fundamental em nosso esquema tático. Um somatório disso tudo com um pouco de azar, que infelizmente um dos melhores times da primeira fase – com esse regulamento estranho – caiu.  
Com quantos anos saiu de Miracema para se aventurar no futebol?
- Saí de casa com 13 anos e, nessa idade, já fui morar longe de minha família e de meus amigos.
Para qual time você foi?
- Tinha jogado aos 12 pelo Friburguense, mas ia e voltava todo final de semana. De lá surgiu uma oportunidade de ir pro Fluminense fazer um teste - que fiz e não passei.  Um olheiro do Artsul, um clube de Nova Iguaçu, que jogava a segunda do carioca, me chamou e eu fui pra lá aos 13 anos.
Como jogador de meio de campo, sente-se melhor jogando mais recuado ou mais à frente?
- Sinto melhor jogando um pouco mais à frente, sendo um terceiro homem do meio campo ou um segundo volante chegando de surpresa ao ataque, mas não vejo problema nenhum em fazer qualquer função do meio.
Sempre jogou nessa posição?
- Em Miracema e na região sempre fui um meia atacante desde pequeno, mas tive um treinador no Paduano que me disse o seguinte: "você é um jogador técnico, de bom passe, boa arrancada e poder de marcação, que se chegasse de frente renderia mais, tanto pra você como pra equipe". Acabei jogando o segundo turno do carioca da Série B dessa maneira e graças a Deus, destaquei-me e acabei indo pro São João da Barra, que na época, tinha o Andrade, que foi campeão com o Flamengo, de treinador.  
Conte-nos um pouco de como é atuar ao lado de dois jogadores na faixa de 40 anos - Sérgio Gomes e Cadão – que são exemplos de vitalidade no Friburguense?
- É uma honra poder dividir o vestiário com jogadores tão vitoriosos como Sérgio Gomes, Cadão e Ziquinha. São exemplos de profissionalismo, dedicam-se em todos os treinamentos e jogos, e são pessoas que te ajudam com sua experiência. Grandes amigos que já viveram muito do futebol, tanto dentro como fora de campo.
Os seus pais sempre o apoiaram?
- Meu pai sempre foi um guerreiro, e o que eu sou hoje - devo a ele. Minha mãe queria que eu focasse mais nos meus estudos e ficasse por perto. Sempre tive a companhia de meu pai nos jogos e treinos por toda região. Falava que daria certo e que um dia iria me ver na televisão. Graças a Deus realizei esse sonho dele!   
Conseguiu conciliar o estudo com o futebol?
- Até certo ponto sim, mas infelizmente chegou uma época que treinava de manhã e de tarde, e não conseguia estudar à noite. Infelizmente eu parei no primeiro ano, sem poder completar o ensino médio.
Torce pra que time?
- Sou botafoguense.
Um ídolo no futebol?
- Pela sua história, Ronaldo Fenômeno. Sou fã.
Uma personalidade histórica?
- Pelé.
Qual foi a emoção quando jogou no Maracanã pela 1ª vez?
- Foi uma emoção única: num jogo contra o Flamengo, com minha família e namorada no estádio torcendo por mim. Assim que fui subindo o túnel, passou um filme na minha cabeça de tudo que havia vivido e as dificuldades que encontrei na minha carreira. Uma experiência que jamais esquecerei.  



Sonha em jogar no exterior?
- É o sonho de todos os jogadores e espero um dia poder realizar.
Um técnico a quem você é grato?
- Gérson Andreotti – técnico do Friburguense – por ter me dado a maior oportunidade da minha carreira.  
Cite um jogador difícil de enfrentar?
- Diego Souza pelo porte físico e qualidade, e Marcelo Cirino pela sua velocidade.
Gol mais importante?
- Não sou de fazer muito gol, mas lembro-me de um que fiz contra o Tigres pelo Paduano, ganhamos de 1 a 0 e foi a nossa primeira vitória no campeonato.  



Racismo no futebol. Já presenciou algum fato?
- Ainda não presenciei nenhum fato de racismo.
Uma data inesquecível?
- Citarei duas. 30 de julho de 2011, quando assinei meu primeiro contrato profissional com o Bahia, e 07 de março de 2015, quando fiz minha estréia na primeira divisão profissionalmente, contra o Flamengo, no Engenhão.  Não esquecerei nunca dessas duas datas.  
Já teve alguma decepção com o futebol?
- Tive várias decepções.  Infelizmente nesse mundo do futebol tem muitas pessoas que vende sonhos e nos engana, mas com certeza, tenho muito mais alegria do que decepção.  O que tira você do sério?
- Falsidade.
Qual o programa esportivo que você gosta de assistir?
- Globo Esporte.
Torce por algum time do exterior?
- Real Madrid.
Messi ou Cristiano Ronaldo?
- Messi.
Dunga é o seu preferido para técnico da Seleção?
- Não. Por tudo que ganhou e pelo jeito que faz seu time jogar, o Tite seria o treinador ideal para a seleção.  
Excetuando-se o Neymar, qual é o grande jogador brasileiro em atividade?
- No futebol brasileiro o Lucas Lima – do Santos – está acima dos demais. Atuando fora, gosto muito do jeito de jogar do William. Sem o Neymar, ele é o nosso melhor jogador no momento, na minha opinião.  
Uma cidade?
- Miracema. Gosto muito daqui.
Um país?
- Espanha
Você acredita em políticos honestos?
- Claro que acredito! Mesmo tendo muitos outros que só pensam neles mesmos, ao invés de fazer o bem para a população, de investir mais na saúde, no esporte e na educação.  
Qual é o seu estilo musical?
- Sou bem eclético, escuto de tudo.
Um cantor?
- Gosto do Jorge & Matheus.
É a favor dos recursos de imagens para lances duvidosos no futebol?
- Depende da situação. Se for pra parar o jogo e perguntar fora de campo, não concordo. Com essa nova regra de saber se a bola entrou toda dentro do gol ou não, não vejo problema algum.  
Concentração ganha jogo?
- Acho que não. Mais importante do que a concentração é a sua semana de trabalho. Geralmente quando dá tudo certo, dificilmente dará errado no jogo e hoje em dia, todo jogador, além de ser profissional, tem que ser atleta. O futebol exige muito e não há mais espaço para aqueles que se dedicam pouco.
Uma palavra que define o seu presente?
- Agradecimento. Primeiro a Deus e depois para os meus familiares, minha namorada e meus amigos.  Com certeza sem essas pessoas ao meu lado não estaria no momento que estou hoje.
Faça um resumo de sua carreira no futebol até a presente data?
- Sou um menino que saiu novo do interior, atrás de seu sonho e do sonho de seu pai, e graças a Deus estou realizando alguns deles.  Conheci várias pessoas, cidades e fiz grandes amigos, que é uma das coisas mais importantes que se tem nessa carreira. Passei por muitas dificuldades, deixei família, amigos, namorada e fui morar sozinho com pessoas que nunca tinha visto. Passei por clubes que não me dava salário e nem o que comer direito, além dos inúmeros nãos que recebi em minha carreira.  Mas nunca desisti ou pensei em parar, pois sabia que uma hora Deus iria olhar para mim e ver todo o meu esforço. Hoje, sou muito grato por tudo que vivi e estou vivendo, e espero poder alcançar voos maiores em minha carreira e ser o orgulho para todos aqueles que sempre me acompanham e para a minha querida cidade de Miracema. 

Agradeço pela atenção e boa vontade em participar da entrevista.

Abaixo um link com lances do Vitinho:

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fyoutu.be%2FkV-DOibgDAI&h=sAQEOTwpf

2 comentários:

  1. Legal,Vitinho é um bom garoto e merece todo sucesso na carreira. Inteligente, como vimos na entrevista, educado e bem simples apesar do seu jeitão de garoto mimado. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao jogo do Friburguense x Fluminense e gostei muito do futebol jogado pelo Vitinho. Estamos na torcida porque sabemos que nessa carreira além de qualidade tem que ter muita sorte, e se possível, um bom empresário.

    Sobrenatural de Almeida

    ResponderExcluir