quinta-feira, 2 de agosto de 2018

SINAIS DE ALARME NA DOR LOMBAR – POR VICTOR TITONELLI


Cerca de 60% das pessoas ao longo da vida sentirão dor na região da coluna cervical e 80% sentirão dor na coluna lombar. Sendo assim é a segunda causa mais comum de consulta médica em geral, somente perdendo para a dor de cabeça.

A boa notícia é que na grande maioria das vezes, a causa dessas dores é benigna, com resolução total em dias, com ou sem medicações. E as causas podem ser: posturas inadequadas por tempos prolongados, falta de condicionamento físico, problemas pisco- afetivos que causam contraturas musculares, excesso de carga carregada, falta de fortalecimento e alongamento muscular da região abdominal, paravertebral cervical e lombar.

Porém, há casos que nos alertam e temos que pensar em algo mais sério quando se apresentam com sintomas relacionados abaixo:

*Febre associada 
* Dor óssea localizada
* Dor noturna de forte intensidade 
* Perda de peso sem causa explicada
* Deficiências neurológicas progressivas (perda de força nos membros, alterações de sensibilidades, dormência e formigamentos) 
* Alteração no controle de urina e fezes 
* Presença de certas doenças prévias tais como tumores e infecção.

Em casos de queixas lombares e cervicais o ideal é procurar ajuda médica o mais rápido possível, para o correto diagnóstico e adequada conduta, sabendo-se que o fisioterapeuta e o educador físico tem vital importância no manejo das dores, causadas por alterações posturais e desbalanços.

Victor Titonelli é médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho.
Trabalha no INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário